quinta-feira, 12 de março de 2009

Os problemas de uma geração...

algum tempo, tenho pensado à respeito dos problemas que toda uma geração apresenta... Quero dizer, um pouco antes de eu nascer (1988) o país era controlado pela ditadura... Mais longe ainda, pensando na Europa como o berço da nossa civilização, existiram as revoluções, processos de expansão marítima, caça as bruxas, e outra infinidade de temas que são falados até hoje.

Tirando a questão ambiental que virou uma moda, eu não consigo apontar nada com a clareza que eu vejo a luta pela liberdade durante o regime militar.
Eu sei, não está muito claro o que eu quero dizer, certo? Bom, pensamentos não são claros, pra começo de conversa ahahah... São abstratos, meta-físicos, enfim... Vou tentar explicar mais uma vez... Os problemas da nossa sociedade hoje, não parecem tão evidentes como vemos os problemas de outrora... Não sei se é por estarmos no 'olho do furação' , ou se simplesmente por eles não existirem.
Existem muitas 'lutas' que podemos ver hoje nas ruas, mas elas não parecem ter a força que outras expressões do passado tinham.
A legalização da maconha é um tema em que pode se traçar um paralelo legal, pois também é proibido e é uma situação que se repete ao redor do mundo, e pessoas no mundo inteiro também lutam pela causa.
Será que na próxima geração, meus filhos vão estudar o tema e pensar algo do tipo 'Nossa, eu não me conformo que antigamente isso era tão discriminado' ...

Se o exemplo da maconha ofendeu alguém, sinto muito, não era a intenção.
Vamos tentar outra coisa, a liberdade de opção sexual.
Até onde eu sei, ainda não existe uma lei que considere crime o preconceito contra homossexuais ( Preconceito é caracterizado por Religião, Etnia ( Cores e Raças ) ,Classes Econômicas ), mas não é mencionado nada sobre opção sexual. É uma lei que devido a forte pressão do 'politicamente correto' deve mudar em breve ( pelo menos no papel, pois culturalmente ainda sofrerá resistência ), mas será que na próxima geração, crianças irão estudar isso, e olhar com o mesmo repúdio com que olhamos a escravidão?

O que estou tentando fazer, é traçar um paralelo entre os problemas que uma época apresenta, e através disso, tentar saber se os problemas do passado que vemos hoje com tanto alarde, era algo tão evidente quanto nos dias em que ele existia de fato.

Porquê penso nisso? Simples, pois eu sei que existe muita coisa errada na nossa sociedade, eu citei dois exemplos, mas poderia citar muitos outros... Mas mesmo assim, eles se apresentam de forma um pouco nebulosa... Não parece ser algo tão evidente quanto a ditadura militar, por isso, venho aqui usar meu blog como uma ferramenta para satisfazer minha curiosidade: Você, raro leitor, por acaso já havia nascido durante a ditadura? Se sim, me diga, o problema era algo evidente, algo de que ninguém duvidasse, ou era algo que apenas a 'elite pensante' conseguia enxergar?


Bom, por hoje é só.
Estou um pouco sem tempo para postar ( Sim, postar exige tempo, afinal eu me esforço pra construir um texto legal e de assuntos interessantes, ao invés de tratar o blog como um mero diário ) , mas juro que não irei abandonar o barco.
Bom final de quinta, e um ótimo final de semana!

2 comentários:

  1. Olá!
    Mto legal seu texto, e eu penso que essencialmente hoje não existem grandes causas pq o culto do individualismo é bem maior. Não existe tanta preocupação com um bem comum, mas sim com o "meu bem". Não digo se é certo ou errado, só que existe. Não sei tbem se consegui me expressar, pq, como vc sabe, pensamentos são abstratos :-)
    A ditadura era algo presente para praticamente todo mundo, porém a forma de enxergar não era única. Se existiam muitos que a combatiam existiam tbem outros, e não poucos, que eram a favor. Eu como adulto peguei mais o finalzinho, e universitário esquerdinha era dos radicais contra. Hoje eu diria que o assunto não é tão maniqueísta, o bem contra o mal, porque analisando a distancia e depois de tudo que ocorreu a gente vê que mocinhos podem sim, e com mta competência, se tornarem bandidos.
    Qto a opção sexual, um aparte, pois não existe opção sexual. Ninguém escolhe de qual sexo vai gostar, logo essa expressão já foi substituída por orientação sexual. Se eu não me engano existe lei contra a discriminação sim, não sei se federal, ou se em algumas cidades. Não tenho essa certeza. Isso é bastante espantoso, pq diferente da ditadura não diz respeito ao coletivo, trata-se da vida de cada um, logo é de se supor que ninguém tem nada a ver com isso, cada um vive como quer. Deveria ser assim né, pq preconceito contra algo de outro que não me afeta em nada?
    Bom, meu blog, somos dois fanáticos por Lost, eu gosto demais e acho que é a melhor série já produzida até hoje. Depois vou falar mais de séries, pois TV é um dos meus vicios, hoje em dia meio abandonado por outro, a internet.
    Legalize já :-)

    ResponderExcluir
  2. Como aqui é o espaço que consigo falar com vc, este nem é um comentario, pq ja comentei seu post. É um comentário do seu comentário :-)
    Bom, vc deve ter percebido no meu post que vc tá lá. Não vou dizer onde, vc encontra, tipo Onde Está Wally?
    Segundo, adorei vc ter foto agora, confesso que já fiquei pensando como vc seria.
    Coisa que sempre quero dizer, mas não dá pq o comentario já foi: Nunca consigo mandar comentario pra vc de uma vez, sempre dá erro e só vai na segunda ou terceira.
    Afff, os joguinhos de comentarios. Eu sempre tento e ja consegui acho que umas duas vezes. Acontece que antes de falar que vou comentar, primeiro vou no blog que tá acima, aí vejo que não tenho o que dizer, ou então terei que ser grosso (realista) diante do que leio ;-D
    Espero que vc contineu frequentador do meu blog. Fala prá outras pessoas tbem, diferente de outros, acho que até de vc, eu escrevo prá ser lido, senão eu não vejo sentido.
    Abração

    ResponderExcluir