sexta-feira, 13 de março de 2009

Ensaio sobre a cegueira - Parte dois

Esse post não tem nada em comum com a obra de José Saramago, quer dizer, tem, mas não vou falar do livro... Tá, vou falar um pouquinho só pra não parecer que o título caiu de paraquedas no blog.
O livro fala de um fenômeno denominado como cegueira branca, que seria mais ou menos aquela cegueira momentânea que todos temos ao acordar e abrir a janela, só que sem a recuperação da visão.
Enfim, o livro é ótimo, e o filme é uma das melhores adaptações que eu vi recentemente... Agora, chega de falar sobre isso.
Esse post será a respeito de um documentário que vi ontem, cujo nome é 'Muito além do Cidadão Kane' ( Or Beyond Citzen Kane , if you would like to search it on english ).
Trata-se de um documentário produzido pela BBC ( eu acho ) , nos anos 90, a respeito da REDE GLOBO.
Pra quem não sabe( eu não sabia ) , a Globo é a segunda maior rede do gênero NO MUNDO, e só foi rebaixada ao segundo lugar pois o ex presidente dos EUA tem vínculos com uma emissora, que por sua vez, se fundiu com outras gigantes da TV norte americana.

O Documentário é vasto, algumas horas sobre toda a história da Globo, mas quero destacar dois pontos importantes.
O primeiro é a ascensão da emissora: Durante a ditadura (Já perceberam que é um tema recorrente por aqui?) sabemos que toda a imprensa era censurada, e a globo não era exceção da regra, a diferença é que a rede televisiva em questão fez 'acordos' com o regime político, em outras palavras, o governo PAGOU UM ABSURDO para que a Globo não só evitasse a veiculação de matérias contra o regime, como também transmitisse 'o lado bom' da ditadura, fazendo parecer algo legal.
Tá , e daí? Hitler fez o mesmo na Alemanha!
Vamos pegar o cenário do Brasil na época: 50% de analfabetos ( tecnicamente, analfabeto é aquele que não sabe ler nem escrever, e esse número é reduzido, mas pessoas que sabem escrever o próprio nome, não são consideradas analfabetas ) , enfim, com a expansão da TV no país, e a Globo como a favorita do Governo, esta passou exercer uma supremacia incalculável em questões de audiência, tecnologia, etc etc.

Resumindo: A Globo só cresceu pois aceitou a propina do governo pra fazer 'vista grossa' e para elogiar o regime.


Ok, temos o alicerce da Rede.
Hoje em dia, o problema é mais profundo, pois a emissora determina nossa( do Brasil em geral ) rotina.
Ela impõe os valores que julga corretos, veicula as matérias que convém, etc.
Eu não creio que exista uma forma de imprensa totalmente imparcial, não sou ingênuo de pensar nisso, afinal, todos escrevemos o que pensamos, mesmo que seja de forma dissertativa.
A questão é que a globo atinge cerca de 90% de Ibope, ou seja, de 10 TVs ligadas no Brasil, 9 estão ligadas na globo.
Eu sempre soube que a globo era uma 'puta de uma emissora', mas nunca havia parado pra pensar na arma economica, politica e social que isso é.
Nas primeiras eleições livres do país, Collor ganhou com uma virada inesperada, e muitos atribuem essa vitória ao debate entre Lula e Collor pouco antes das eleições, debate em que a Globo teria 'selecionado' trechos na hora de transmitir, de modo que o 'Presidente destronado' fosse favorecido.

Resumindo a ópera, num país como o Brasil, com a maioria da população formada por analfabetos funcionais, dizer que quem controla a Rede Globo, controla o País, não é nem de longe uma hipérbole.

Não estou escrevendo para inciar um protesto contra a empresa, só estou tornando isso um pouco mais 'público' primeiro para poder divulgar o documentário ( desconhecido pelas massas ), e segundo para abrir os olhos a respeito da cegueira que nos impõem de Ana Maria Braga até o Fantástico.


Bom final de semana a todos!
Axé!

Um comentário:

  1. Olá!
    Sim, vc encontrou Wally.
    Mto bom seu post,este documentário é bastante polêmico mesmo, e "revela" algo dos bastidores do crescimento da Rede Globo. Aliás, vc já viu o filme "Cidadão Kane"? Eu assisti, mas mtos anos depois de ficar eternamente ouvindo que era o melhor filme de todos os tempos. Não achei. :-)
    Conheço a palavra piracema, mas não foi ela a utilizada no programinha dos peixes lá. Talvez seja algo mais específico do Mapará, sei lá, mas foi uma palavra desconhecida que não gravei.
    Vc acredita que ontem qdo eu finalmente disse que os comentários não iam da primeira vez, ele foi??? Vamos ver o de hoje...
    Creio que teremos que arranjar outro canal de comunicação, pq como vc mesmo disse, isso vai virar uma confusão de comentários em cima de comentários. Ainda que isso aconteça, espero contar com vc no blog, já que em mtos posts é meu único comentarista. :-D
    Bom final de sábado!

    ResponderExcluir