quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Cigarro

Boa Noite!
Constantemente eu penso sobre pequenas coisas do cotidiano, e tento transportar os conceitos disso para situações mais amplas, como se fosse um passa-tempo filosófico.

Hoje ocorreu um fato em peculiar que despertou meu interesse.
Eu estava saindo da aula com uma amiga minha, e ela resolveu comprar um maço de cigarros no caminho para o shopping.
Depois de alguns minutos de bronzeamento de pulmão, tivemos um diálogo mais ou menos assim:

- Ah Caio, eu fui burra, não sei porque eu comprei os cigarros, acho que foi mais por impulso, tipo um 'olho maior que a barriga'
( E nisso ela continuou fumando )

Então eu disse:
- Me desculpa, mas acho que burra você está sendo agora, porque mesmo depois de constatar que não está com vontade de fumar, você continua...

Eis que surge a clássica resposta:
- Mas é só porque eu já paguei mesmo...

Então o 'super sincero' me dominou:
- Você também pagou o cursinho, no entanto mata aula direto...

A questão é que nos colocamos em cheque com uma frequência que se for corretamente analisada, veremos que é espantosa.
Pagamos por muitas coisas com impostos e coisas do gênero, no entanto não exigimos nossos direitos, ao passo que em coisas pequenas, coisas mais 'materiais', nos tornamos verdadeiros defensores do suor de nosso rosto...

Um professor  levantou uma questão interessante, sobre o 'Direito de ter Direitos e o Dever de ter Deveres' , e eu acredito que a situação esbarra por essa temática, quer dizer, tudo bem foi só um cigarro, o pulmão é dela, o dinheiro também e ela fuma se quiser, gostando ou não, mas trazendo a questão para outros setores, fica muito claro que ficamos esperando que nossos direitos sejam respeitados, mas esquecemos do nosso dever em solicita-los.

Eu queria entender qual é a linha entre as duas situações, queria entender o que leva uma dona de casa a gritar no supermercado com o atendente pelo preço do feijão, e o que leva a mesma pessoa a não reclamar diretamente na fonte do problema.
Me recuso a pensar que seja uma questão geográfica, quero dizer, me recuso a pensar que ela não reclama com os políticos por morar longe de Brasília ou coisa do tipo.
Será medo da hierarquia? Comodismo? 
Não faz sentido na minha cabeça...
Ah, eu tenho certeza que meus comportamentos também são contraditórios, mas por estar no olho do furacão, é difícil percebe-los.
E eu também não sou chato de plantão do tipo 'Eaí Caio, tudo Bem?' 'Depende, em que seu conceito de bem se baseia?' Ahahah, meus pensamentos mais filosóficos prefiro guardar comigo, e dividir com vocês depois, afinal se não concordarem, é só parar de ler :)
Boa Páscoa aos cristãos, e boa sorte com os chocolates à todos!


4 comentários:

  1. eu tinha um professor que dizia que o seu direito acaba onde o do outro começa, ou seja, cuidado com o que você deseja fazer, porque se alguém pode não gostar. e eu não fumo e mato um tanto de aula, vivo esbarrando no meu dever de aluna versus o meu direito de aluna.

    beijo*

    ResponderExcluir
  2. oi :D
    é engraçado como às vezes a gente esbarra num assunto maior quando está vivendo um simples acontecimento do dia a dia...
    Feliz Páscoa :D

    teh +

    P.S.: no dia seguinte eu realmente tava com em tudo quanto é canto o_O'

    o/*

    ResponderExcluir
  3. Aí tem uma coisa: quem paga o cursinho? E quem paga o cigarro? Acho mais fácil ela 'aproveitar' o cigarro se comprou com seu dinheiro, mas o cursinho se for o pai que paga... rsrs E é melhor ela ficar esperta porque parece que vai aumentar o preço, muuuuuuuito!

    Ps: coloquei a traduçao da música, e pode ficar tranquilo, a primeira dama francesa é uma dama! Ela não xinga ninguém =P

    ResponderExcluir
  4. Quando sua amiga fumou perto de você este problema não era mais simplesmente dela.Você se tornou um ator secundario deste drama.Fumante passivo está sujeitos sos mesmos males do fumante ativo.
    Pra falar a verdade não estamos preparados nem para o 'direito' e nem para o 'dever'.Vomos criados em uma leia que prega 'ser mais esperto.Se tem como furar a fila...Por que não?'

    ótimo post! seu blog está nos favoritos!

    post novo lá: www.johnrmulo.blogspot.com

    ResponderExcluir